A doença de Hirschsprung (HSCR) é uma neuropatia entérica congênita caracterizada pela falha do desenvolvimento do sistema nervoso entérico (SNE) em diferentes extensões do trato gastrointestinal (GI) distal.
Este estudo buscou avaliar o desempenho escolar no 9º ano do ensino obrigatório em crianças com hipotireoidismo congênito (HC), tanto aquelas detectadas pelo programa nacional de triagem quanto aquelas com resultado normal de triagem e, portanto, diagnosticadas posteriormente.
Este estudo avaliou a interação entre a idade no momento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a localização e extensão do infarto com os desfechos neurológicos de longo prazo.
Um estudo realizado com quase mil adolescentes nos Estados Unidos analisou como o uso de redes sociais está relacionado à saúde mental dos jovens.
Este estudo revelou que crianças aparentemente saudáveis e em idade escolar, mas expostas ao álcool durante a gestação, podem apresentar diferenças sutis no desenvolvimento físico e comportamental em comparação com crianças não expostas.
Um novo estudo analisou a relação entre o ducto arterioso persistente (PDA) — uma condição cardíaca comum em recém-nascidos prematuros — e os efeitos da hidrocortisona (HC), um medicamento anti-inflamatório frequentemente utilizado nas unidades neonatais.
Um novo estudo clínico realizado em Taiwan avaliou a eficácia do uso exclusivo de imunoglobulina intravenosa (IVIG) no tratamento da Doença de Kawasaki, uma condição inflamatória que afeta principalmente crianças pequenas e pode causar lesões nas artérias coronárias (CALs).
Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que bebês expostos a opioides durante a gestação apresentam volumes cerebrais menores em comparação com recém-nascidos não expostos.
Um estudo realizado em dois grandes hospitais pediátricos no Canadá revelou quais grupos de crianças têm maior risco de desenvolver formas graves de infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de infecções respiratórias em bebês e crianças pequenas.
Este estudo buscou avaliar os benefícios e malefícios das intervenções para prevenção secundária de morbidade e morte por síndrome hemolítico-urêmica associada à diarreia em crianças e adultos, em comparação com placebo ou nenhum tratamento.
A ingestão de álcool durante a gravidez é fator de risco para o desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que pode causar deficiências físicas e a outros distúrbios de neurodesenvolvimento para a criança.
A febre representa uma das queixas mais frequentes nos atendimentos pediátricos, tanto em consultas ambulatoriais como em atendimentos de emergência. Estima-se que 20% a 30% das consultas pediátricas têm a febre como sintoma principal.