Este relatório clínico visa revisar, de forma concisa, as evidências disponíveis para orientar a avaliação e o tratamento de recém-nascidos pré-termo com patência ductal prolongada.
Cada criança e família são únicas; portanto, essas recomendações são destinadas ao cuidado de crianças que recebem uma criação acolhedora, não apresentam manifestações de problemas importantes de saúde e estão crescendo e se desenvolvendo de forma satisfatória.
Este estudo buscou avaliar se o uso da monitorização por eletroencefalograma (EEG) pode reduzir o DEAP ao minimizar a exposição ao sevoflurano, mantendo ao mesmo tempo o estado de inconsciência durante a anestesia.
Um levantamento recente analisou 2.490 internações por Covid-19 em crianças e adolescentes de 6 meses a 17 anos nos EUA, entre outubro de 2022 e abril de 2024.
Uma grande revisão internacional mostrou que programas de prevenção da obesidade infantil voltados exclusivamente para orientar pais e mães nos primeiros meses de vida não reduziram o peso das crianças aos 2 anos.
Um novo estudo internacional mostrou que uma injeção única de um anticorpo experimental, o clesrovimab, pode proteger bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR) — uma das principais causas de bronquiolite e pneumonia no primeiro ano de vida.
Um estudo realizado em centros de saúde comunitários nos Estados Unidos indica que integrar profissionais de saúde mental ao atendimento pediátrico pode reduzir sintomas emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes.
Uma nova revisão com dados de 18 ensaios clínicos (1.402 participantes de 6 a 17 anos) indica que os medicamentos agonistas do receptor de GLP-1 podem ajudar no controle do peso e do metabolismo em crianças e adolescentes com obesidade ou diabetes tipo 2.
Uma grande análise que reuniu 49 ensaios clínicos com 4.535 crianças e adolescentes mostrou que ferramentas digitais, especialmente a realidade virtual (RV), ajudam a diminuir a ansiedade antes da cirurgia, reduzir a dor após o procedimento e melhorar a colaboração na hora da anestesia.
Os vírus respiratórios são a principal causa de infecção do trato respiratório inferior e hospitalização em bebês e crianças pequenas. O vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal agente infeccioso nessa população. Este estudo buscou avaliar os efeitos do palivizumabe na prevenção de infecções...
A construção da autoestima, além de refletir o modo como os adolescentes se enxergam, influencia o relacionamento dos mesmos com os demais, a forma como enfrentam desafios e, inclusive, sua saúde mental.
Os recém-nascidos (RN) pré-termos e os RN criticamente doentes internados nas unidades de terapia intensiva neonatais (UTIN) necessitam com frequência de transfusão de hemoderivados, sendo que a maioria recebe pelo menos uma transfusão na primeira semana de vida.