Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito das intervenções de consultores de lactação (CL) sobre a amamentação, a autoconfiança materna na amamentação e o crescimento infantil em comparação aos cuidados habituais.
Este estudo teve como objetivo analisar os dados clínicos e eletroencefalográficos (EEG) de uma coorte de crianças diagnosticadas com Síndrome Epiléptica Relacionada à Infecção Febril (FIRES) para fornecer uma avaliação abrangente das fases aguda e crônica da doença e seus desfechos clínicos associa...
Este estudo teve como objetivo avaliar se a intervenção precoce com terapia de suplementação gênica seria segura e poderia melhorar os desfechos em crianças com essa condição.
Um novo estudo clínico avaliou a segurança do uso da furosemida — um diurético comum — em bebês prematuros com risco de desenvolver displasia broncopulmonar (DBP), uma complicação respiratória frequente em recém-nascidos muito prematuros.
Um novo estudo apresentado no congresso anual SLEEP 2025 revelou que adolescentes que dormem melhor aos 15 anos têm mais saúde cardiovascular aos 22.
Pesquisadores analisaram dados de mais de 3 mil crianças e adolescentes e encontraram indícios de que mudanças microscópicas em regiões cerebrais relacionadas ao apetite podem estar associadas ao ganho de peso excessivo, principalmente em meninas.
Este estudo clínico revelou que fornecer oxigênio a 100% durante o atraso no pinçamento do cordão umbilical (DCC) em bebês extremamente prematuros (nascidos entre 22 e 28 semanas de gestação) pode reduzir significativamente a ocorrência de hipóxia nos primeiros minutos de vida, sem aumentar riscos d...
Este estudo demonstrou que a administração mensal de ivermectina em massa pode reduzir significativamente a incidência de malária em áreas endêmicas, mesmo com alto uso de mosquiteiros tratados com inseticidas.
Um estudo publicado na revista The Lancet revelou que gestantes com HIV que mantêm carga viral indetectável (<50 cópias/mL) apresentam risco extremamente baixo de transmitir o vírus para seus filhos, reforçando o conceito “Indetectável = Intransmissível” (U=U), também durante a gestação e parto.
Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúd...
A sepse neonatal nas suas formas precoce e tardia é responsável por alta taxa de mortalidade mundialmente. Estima-se que cerca de um quarto das mortes neonatais tenham essa causa, especialmente quando a sepse neonatal é causada por microganismos multirresistentes.