A ondansetrona melhora os desfechos quando administrada em departamentos de emergência para crianças com vômitos associados à gastroenterite aguda. É comumente prescrita na alta hospitalar para reduzir os sintomas, embora haja evidências limitadas para apoiar essa prática.
A obesidade em pacientes pediátricos é definida como um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior ao percentil 95 para idade e sexo.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é rotineiramente recomendada entre os 11–12 anos, podendo ser administrada a partir dos 9–10 anos. Avaliamos as experiências dos clínicos e equipes da atenção primária quanto à viabilidade e aceitabilidade de iniciar a vacinação aos 9–10 anos.
Um levantamento internacional mostrou que muitas crianças em países de baixa e média renda ainda não conseguem acesso a cirurgias que poderiam salvar ou melhorar suas vidas.
Especialistas de vários países se uniram para criar novas diretrizes internacionais sobre a coreia de Sydenham, uma doença neurológica que acomete principalmente crianças e está associada à febre reumática, após infecção de garganta por bactéria estreptocócica.
Mudanças simples e organizadas na rotina das UTIs neonatais podem reduzir significativamente o tempo que bebês extremamente prematuros precisam passar em ventilação mecânica — um fator que aumenta o risco de complicações pulmonares graves.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou suas recomendações para a prevenção e o tratamento da gripe em crianças na temporada 2025–2026.
Estima-se que, por ano, cerca de 1 em cada 15 escolas registre pelo menos um episódio de anafilaxia. Diante desse cenário, a Academia Americana de Pediatria atualizou seu relatório clínico sobre como as instituições de ensino devem lidar com o problema.
Há muito se acredita que os antibióticos não têm papel no tratamento do resfriado comum, embora sejam frequentemente prescritos na crença de que podem prevenir infecções bacterianas secundárias. Este estudo buscou uma resposta para essa questão.
A doença falciforme (DF) é a doença genética mais comum em nosso meio. É considerada um problema de saúde pública em muitos países, incluindo o Brasil, devido à alta prevalência e à gravidade das manifestações clínicas.
Neste documento apresentamos o resumo de um importante documento recém-publicado pela Lancet Countdown em que são apresentados todos os efeitos e consequências desse tipo de poluição à saúde humana e planetária
Foi produzido o documento de alerta sobre a criança menor de 3 anos e o mundo digital, e documento sobre a prevenção da intoxicação digital com mais recomendações e materiais de apoio no documento repaginado sobre Benefícios da Natureza, em 2024.